
CONHEÇA
O MUNDO PELOS OLHOS
Projeto social de cinema
para a comunidade surda
UM POUCO SOBRE
O MUNDO PELOS OLHOS
Cinema e Acessibilidade
A iniciativa busca capacitar a comunidade surda na criação cinematográfica. Com o apoio de intérpretes, estudantes e profissionais do audiovisual ministram oficinas nas diversas áreas do cinema, como direção, produção, roteiro, fotografia e cenário, para alunos surdos do Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES). Após esse processo, os alunos podem desenvolver o seu próprio curta-metragem.
RELATOS
ALUNOS
Henrique, Manuela e Rafael, alunos surdos que fazem parte do projeto, contam sobre as suas experiências ao fazer parte de uma nova linguagem cinematográfica, totalmente voltada para a comunidade surda.
INTÉRPRETE
Márcio Lemos, um dos intérpretes que fazem parte do projeto, relata o processo de inclusão social no Brasil. Ele também fala de acessibilidade para o meio surdo, além da sua experiência e do envolvimento com os alunos da iniciativa.
INCLUSÃO
Willer Cysne e Márcio Machado, professores de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da Universidade de Fortaleza (Unifor), contam sobre as dificuldades e os avanços na inclusão da linguagem cinematográfica para a comunidade surda.
“O Mundo pelos Olhos” é uma iniciativa do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza (Unifor). O projeto foi idealizado em março de 2018 pelos estudantes do curso de Cinema, David Facó e Miguel Weingartner, e Bianca Dantas, do curso de Publicidade. Desenvolvido no Laboratório de Mídias Digitais (Labomídia) e orientado pelo professor Marcelo Müller, conta com o apoio de intérpretes do Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP). Para registrar todo o processo, os estudantes e profissionais empenhados na iniciativa estão produzindo um documentário, acompanhando o aprendizado dos participantes surdos.

COMO CHEGAR
