"O cinema é visual", diz Raiane Ferreira
- omundopelosolhos
- 14 de nov. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 19 de nov. de 2018
Raiane Ferreira, egressa do curso de Cinema da Unifor, e Lucas Santiago, graduando de Cinema, ministram a oficina de direção do projeto

Raiane Ferreira (24), egressa do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor, e Lucas Santiago (21), graduando em Cinema na mesma instituição (21), ministram a oficina de direção do projeto “O Mundo Pelos Olhos”.
Raiane comenta sobre a importância da inclusão da comunidade surda no Cinema, e ressalta um dos fundamentos da iniciativa que, por sua vez, visa a ruptura da exclusão e vulnerabilidade social. Sendo assim, é um erro afirmar que os surdos são incapazes comparados aos ouvintes. Na verdade, o que acontece é que eles possuem uma outra cultura, a da comunidade surda, com linguagem e língua diferentes da dos ouvintes.
“Sabemos que existe uma barreira de comunicação. Mas, uma das formas de acabar com isso, seriam eles estarem dentro do projeto. O cinema é visual, e eles podem criar imagens incríveis, mesmo não escutando”, afirma a realizadora audiovisual.
Quando questionados sobre uma possível dificuldade, Raiane e Lucas declararam que o grande desafio seria instigá-los a estudar o cinema e procurar assuntos para desenvolver alguma história por trás de tudo. As aulas são acompanhadas pelo intérprete Márcio Lemos, o que facilita essa comunicação e a troca dialética entre os surdos e os ouvintes.
Comments