Reconhecimento Internacional
- omundopelosolhos
- 14 de nov. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de nov. de 2018
O projeto "O Mundo Pelos Olhos" foi selecionado para participar de quatro congressos internacionais

O projeto cresceu tanto que já foi selecionado para participar de quatro conferências internacionais: a 11ª reunião anual da Clinton Global Initiative University, o Exchange Fair, a Resolution Fellowship e a Brazilian Endowment of the Arts. Recentemente, foi criado o instagram @omundopelosolhos, com o intuito de divulgar e promover a inclusão no cinema da comunidade surda, não só do Brasil, mas do mundo inteiro.
"O Mundo Pelos Olhos" foi um dos 12 projetos vencedores do Resolution Social Venture Challenge de 2018, durante a 11ª reunião anual da Clinton Global Initiative University (CGI U), na Universidade de Chicago, em Illinois. A competição é uma colaboração entre a CGI U, evento apresentado pelo ex-presidente norte-americano Bill Clinton e por sua filha Chelsea Clinton, e o The Resolution Project, uma organização sem fins lucrativos que promove uma geração de líderes com compromisso vitalício de responsabilidade social.
Cerca de 1400 projetos foram selecionados para participar da CGI U e, desse número, mais de 140 equipes se inscreveram no Resolution Social Venture Challenge. De 19 a 21 de outubro, os estudantes de Cinema da Unifor, David Facó e Miguel Weingartner, e Bianca Dantas, do curso de Publicidade e Propaganda, idealizadores e representantes do projeto “Mundo pelos Olhos” na conferência internacional, passaram por um intenso processo de seleção.
David Facó comenta: “nós passamos por três fases de seleção: uma appliance, em que a gente submeteu o projeto e o orçamento. Uma semifinal, em que apresentamos o projeto para um corpo de cinco jurados. Neste momento, o material gráfico e de vídeo que usamos no fórum, produzido por alunos do curso de Cinema, foi essencial. Aí avançamos para uma final, que era um pitching para o corpo de diretores da fellowship [bolsa de apoio financeiro], com 5 minutos de apresentação e 10 minutos de sabatina”.
A bolsa inclui financiamento, orientação e acesso a uma rede global de recursos para realizar projetos impactantes na sociedade. Um total de US $ 50.000 (dólares) foi concedido aos 12 projetos vencedores. Além de expandir o cinema para pessoas surdas, isso significa, segundo Bianca Dantas, reconhecimento e, principalmente, outras oportunidades de políticas para a comunidade. “Mais pessoas deveriam estar preocupadas com essa questão, de como a população surda e ouvinte são separadas no cotidiano, no mercado de trabalho, nas escolas. Esse reconhecimento pode viabilizar novas possibilidades de inclusão no Brasil”, opina a estudante.
“A nossa aprovação na CGI causou em mim uma enorme felicidade e expectativa, não só pela proporção que nosso projeto tomou, mas, principalmente, por poder trabalhar com jovens que possuem deficiência auditiva, levando até eles algo que é tão importante para nós, que é o cinema” - declara o estudante Miguel Weingartner.
Commentaires